Os melhores produtos para investir atualmente, segundo o especialista da DECO Proteste, António Ribeiro, são os depósitos a prazo e os certificados de aforro.
Os depósitos a prazo têm capital garantido. Ou seja, em caso de falência do banco, estará coberto pelo Fundo de Garantia de Depósitos até 100 mil euros.
Além disso, apesar da subida dos juros, ainda há muitos bancos a oferecer taxas próximas de zero.
Quanto aos certificados de Aforro, a nova série F apresenta um prazo mais alargado de 15 anos, mas com uma taxa inferior à anterior, o valor máximo que a fórmula de cálculo permite é agora entre 0% e 2,5%. Uma nova série que resultou da escalada das taxas Euribor.
Estes certificados continuam a proporcionar um rendimento superior à maior parte das taxas oferecidas pelos bancos, para poupanças de capital garantido a médio e longo prazo. Para além disso, tem ainda direito a um prémio de permanência e o montante mínimo de subscrição é baixo.
Permitem ainda reforços a qualquer momento e têm elevada liquidez, já que podem ser resgatados após o primeiro trimestre. Mas atenção, os Certificados de Aforro não são transmissíveis.
Para o especialista da DECO Proteste, se quer investir, crie um fundo de emergência e uma poupança para a reforma, como os Planos Poupança Reforma.
O primeiro servirá para fazer face a qualquer imprevisto e o segundo assegurará o seu futuro, com um complemento à pensão de reforma.
Mas a DECO deixa ainda algumas dicas fundamentais ao investir dinheiro:
- Antes de investir elimine todas as suas dívidas;
- Informe-se previamente de todas as possibilidades que tem disponíveis através de fontes seguras;
- Invista o mais rápido possível na sua reforma. Quanto mais cedo começar, mais conseguirá juntar para a sua vida futura;
- Encare a poupança como um “gasto” regular, para evitar deixar de investir, ou diminuir a regularidade;
- Tenha a inflação como referência de rendimento;
- Não coloque todas as poupanças no mesmo banco, nem no mesmo produto, compensa diversificar;
- Se tiver folga financeira, arrisque aplicando dinheiro nos produtos de maior risco já que têm uma recompensa maior;
- Mas faça as escolhas consoante o seu perfil de investidor.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas duvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes