Minuto Consumidor

Minuto Consumidor: prós e contras dos cartões de fidelização de crédito

Os cartões de fidelização com componente de crédito dão-lhe alguns descontos, mas também há desvantagens. Conheça quais são os prós e contras, neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores

Os cartões de fidelização com componente de crédito podem ser usados nas mais variadas atividades.

Segundo uma análise realizada pela DECO Proteste, associação de defesa do consumidor, os cartões de fidelização têm vantagens e desvantagens.

Positivamente podemos destacar a sua anuidade gratuita, na grande maioria dos casos. Estes cartões também convertem o valor gasto em descontos ou pontos com a finalidade de novas compras ou trocas superiores.

Alguns cartões ainda adicionam promoções exclusivas e a possibilidade de pagamentos por prestações, sem serem adicionados juros.

Por outro lado, é preciso ter atenção às desvantagens de forma a ponderar o que pesa mais em determinados cartões.

A taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) aplicada a este tipo de cartões é alta.

Alguns cartões só dão descontos a quem não pagar a totalidade do extrato todos os meses, o que no final, pode acabar por não compensar.

O montante disponibilizado em cada cartão de fidelização que possuir é registado na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, o que pode dificultar, ou mesmo impedi-lo, de solicitar um outro crédito de maiores dimensões, como um crédito à habitação.

Se não usar o cartão pode ser-lhe cobrada uma comissão de inatividade, por isso, antes de aderir, informe-se quanto a esta comissão, bem como quanto às taxas de juro. Faça as contas para perceber se lhe compensa a subscrição do cartão.

O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas duvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes