A aplicação id.gov.pt, foi criada pelo Estado de forma a facilitar a vida dos cidadãos que, em vez de terem de transportar todos os seus documentos, se limitem a carregar o telemóvel.
Esta aplicação junta todos os documentos de que precisa, por exemplo: cartão de cidadão, carta de condução, documento único automóvel, cartão ADSE, cartão jovem, cartão nacional de dador de sangue ou cartão de antigo combatente.
Os documentos têm a mesma validade dos documentos originais e podem ser mostrados às autoridades quando solicitados.
Disponível para Android, Iphone, Huawei e computador fixo de forma gratuita. Entre as aplicações móveis e a de computador, as funcionalidades mudam ligeiramente.
No computador pode, por exemplo:
- assinar documentos digitais
- confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão
- alterar códigos PIN do CC
- consultar os dados do CC
Já nas aplicações móveis:
- ativar a Chave Móvel Digital por biometria
- ativar os certificados digitais do Cartão de Cidadão
- gerar o código de segurança da Chave Móvel Digital
- usar biometria para se autenticar com Chave Móvel Digital
- assinar documentos PDF
Depois de instalar a aplicação, configurar e autenticar os documentos, - através da chave móvel digital - a ferramenta está pronta a usar, mas apenas em Portugal, uma vez que ainda não é aceite no estrangeiro.
O Governo tem outras aplicações que ajudam a poupar espaço na carteira e a organizar a sua documentação de cidadania. Falamos, por exemplo, do e-fatura, a aplicação oficial da Autoridade Tributária que junta todas as suas faturas e facilita outras necessidades como a classificação ou registo de faturas.
Na aplicação ‘Notificações Eletrónicas’ tem acesso às notificações recebidas no âmbito do Serviço Público de Notificações Eletrónicas. E a aplicação SNS24 reúne a informação de saúde do cidadão num só espaço virtual.
É possível utilizar o id.gov sem estar ligado à internet, mas apenas lhe dá a possibilidade de consultar os documentos digitais guardados previamente. Tem sempre a possibilidade de descarregar os documentos para um ficheiro PDF diretamente para o seu telemóvel.
Segundo o id.gov.pt, não é recolhida qualquer informação pessoal sem consentimento do utilizador, de forma a manter garantida a sua privacidade. Em caso de morte ou incapacidade do utilizador, a chave móvel digital é cancelada, o que significa que o acesso à aplicação fica também cancelado.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas duvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes