Os bilionários ficaram ainda mais ricos em 2013, aumentando as suas fortunas em 524 mil milhões de dólares (380 mil milhões de euros), segundo o índice dos 300 mais ricos, divulgado hoje pela Bloomberg.
Os mais ricos do mundo fecharam o ano com um património líquido de 3,7 triliões de dólares (2,7 biliões), sendo que os maiores ganhos pertenceram ao sector tecnológico, que cresceu 28%.
De acordo com o ranking, apenas 70 bilionários registaram um prejuízo líquido nos últimos 12 meses, correspondendo o pior resultado ao empresário brasileiro Eike Batista, que já foi ultrapassado por Jorge Paulo Lemann, segundo mais rico da América Latina e mais rico Brasil.
O fundador da Microsoft, Bill Gates, o homem mais rico do mundo, foi quem ganhou mais dinheiro no último ano, cerca de 15,8 mil milhões de dólares (11.458 milhões de euros), devido à valorização das ações da tecnológica e aos investimentos em outras empresas.
Já Carlos Slim, dono da America Movil, foi um dos bilionários que registou uma descida da sua fortuna, perdendo 1400 milhões de dólares (1015 milhões de euros) em 2013, sendo o segundo mais rico do mundo.
O dono da Inditex, Amancio Ortega também registou uma descida da sua fortuna para 8900 milhões de dólares (6454 milhões de euros) no ano passado, mantendo-se com o homem mais rico da Europa.
Segundo a Bloomberg, os bilionários vão ficar ainda mais ricos em 2014 e já estão a planear investimentos para este ano.