O momento do dia
A visita à PJ do Norte constava do programa de campanha e tinha sido garantido que os jornalistas poderiam entrar, mas afinal, não foi possível. A extensa comitiva de impresa que acompanha o PAN chegou mais cedo, mas acabou por ficar à porta.
Frase do dia
“Montijo jamais!”
André Silva, líder do PAN
A personagem
Bebiana Cunha, a número um pelo distrito do Porto, andou o dia todo com André Silva em campanha. O líder do partido tem estado sempre acompanhado dos cabeças de lista distritais, mas acaba sempre por dominar a rua. A candidata do Porto interagiu pouco com os eleitores.
A foto do dia
A percepção é da rua e não só. Também dentro do partido e nas redes sociais se percebe que o líder do PAN é muito mais apelativo ao eleitorado feminino do que ao masculino.
“Gosto muito de o ver na televisão, mas você é mais bonito ao vivo”, disse hoje, na arruada de fim de dia, uma portuense quando André Silva distribuía panfletos na rua de Santa Catarina.
Esta não é a primeira, nem a segunda, nem terceira, nem a quarta, nem será a quinta vez que o líder do partido ouve este tipo de comentários. Mas o partido já tinha dado por esta popularidade nas redes sociais (e recorde-se que o PAN é o partido com mais seguidores no Facebook). É que no Instagram a maioria das interações (70%) chegam das mulheres.
E hoje, dia em que fez campanha em Gaia e no Porto, André Silva esteve, literalmente, entre as mulheres. Com ele, desde manhã, esteve Bebiana Cunha, a número um pelo distrito do Porto. “Conhece a Bebiana Cunha, a nossa cabeça de lista pelo Porto? É preciso votar no PAN para o partido ter mais força e a Bebiana vir para a minha beira no Parlamento. É preciso mais força para defender o norte”, retorquia o candidato aos portuenses que o abordavam.
A número um pelo Porto, que é uma das cinco vozes fortes dentro do partido, participou nas três arruadas que o partido fez por Gaia e Porto, mas o PAN continua a ter uma só cara: André Silva. E o porta voz do PAN parece gostar, cada vez mais, dos beijinhos e abraços da rua.
Mais meios para a PJ
Depois das duas primeiras arruadas de manhã, uma em Gaia e outra no Porto, André Silva visitou as instalações da Polícia Judiciária do Norte.
Os jornalistas não foram autorizados a entrar, porém depois da visita o líder do partido frisou que foi apenas constatar que há falta de meios para combater o crime. “Confirmou o que temos vindo a dizer, há falta de inspetores, que deviam ser o dobro, o parque obsoleto automóvel é obsoleto. Daí que as nossas propostas para reforçar o Ministério Público e a Polícia Judiciária sejam necessários.” É o PAN a querer mostrar que vai além dos animais e da natureza.
Ataque à carne de vaca
Na única campanha em que não se fala de Tancos, André Silva atacou pela primeira vez.
O líder do PAN não gosta de entrar em polémicas, aliás esforça-se estes dias por passar a mensagem de que não é tão radical como dizem - “apenas defendemos que as coisas devem ser feitas com regras”, disse André a um eleitor que o acusou de ser fundamentalista. E que chega mesmo a evitar responder aos ataques vindos de fora - como aconteceu quando Catarina Martins disse que seria um parceiro mais fácil para António Costa - foi duro com os agricultores.
“O único setor preso ao passado, com uma perspetiva negacionanista, é o agropecuário. Lamentamos que seja assim”, disse André logo de manhã em reação a uma entrevista de Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que esta segunda-feira, em entrevista ao jornal i, criticou os que defendem o fim do consumo da carne de vaca.
Ainda na mesma arruada, em Gaia, o líder do PAN deixou também um recado a António Costa. Ao responder a um eleitor, André Silva garantiu que a nova construção do aeroporto do Montijo, da forma como o Governo a quer fazer, não acontecerá com o apoio do PAN. “Montijo jamais!” A linha vermelha para eventuais negociações pós-eleitorais começa a ficar visível.
A campanha do PAN começa amanhã a descer em direção a Lisboa, mas para para passar o dia em Coimbra.