Exclusivo

União Europeia

Avisos de saúde em rótulos do vinho vão ser adiados: quem é contra fala “de radicalismo verde”, quem é a favor diz que não há “intocáveis”

Bruxelas ainda não desistiu da proposta, mas Estados-membros e eurodeputados acreditam que não será tão cedo. Além da Irlanda, que avançou já para a introdução de alertas de saúde nos rótulos de todas as bebidas alcoólicas, também a Bélgica vê a medida com bons olhos, pois “pode ser um instrumento para combater o consumo prejudicial de álcool”. Mas países como Portugal, França, Itália e Espanha estão contra

Education Images/Getty Images

A Comissão Europeia continua a estudar a possibilidade de tornar obrigatória a introdução de avisos sobre os riscos do álcool para a saúde nas garrafas de bebidas alcoólicas. "Estamos a trabalhar numa revisão das regras da União Europeia em matéria de rotulagem dos alimentos", incluindo as bebidas alcoólicas, adiantou uma porta-voz da comissão ao Expresso.

Apesar da contestação de vários países, incluindo Portugal e Espanha, o executivo comunitário mantém os “trabalhos preparatórios e a recolha de evidência científica para compreender melhor como podem ser alcançados os objetivos”, adiantando que só depois "serão tomadas decisões sobre as próximas etapas".