Exclusivo

Isabel II

“E agora onde deixo as flores?!” Cortejo fúnebre de Isabel II paralisa centro de Londres

Rainha saiu pela última vez do palácio de Buckingham. Velório público decorre no Parlamento até segunda-feira, dia do funeral. Segurança está reforçada nas ruas de Londres, à espera de numerosos chefes de Estado e de Governo

Dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas do centro de Londres para ver passar o caixão de Isabel II
Carl Court/Getty Images

O silêncio sepulcral que dominava o londrino Hyde Park rompeu-se às 14h22 desta quarta-feira com a primeira de muitas salvas de canhão, uma por minuto enquanto arrancava do palácio de Buckingham, ali ao lado, o cortejo fúnebre que leva Isabel II da sua residência oficial para o Salão de Westminster, no Parlamento. É nesse espaço que decorre o velório público até à próxima segunda-feira, dia 19.

Minutos antes, uma jovem relaxava. “É às 14h30, estamos bem”. “Não, é às 14h22, daqui a nada”, retorquia a mãe, ofegante. Chegaram ambas a tempo ao espaço do parque onde, em ecrãs gigantes, era possível ver cada minuto do cortejo. Se na véspera, à chegada do corpo de Isabel II ao palácio, fora a chuva o maior incómodo para os fãs da rainha, esta quarta-feira foi um sol forte que os desafiou.