Itália

Primeira-ministra italiana separa-se do marido após este ter feito comentários sexistas

Giorgia Meloni anuncia fim de relação, depois de o pai da sua filha ter admitido ter uma amante. As declarações de Andrea Giambrun foram tornadas públicas por um programa televisivo de sátira

Antonio Masiello

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, anunciou, esta sexta-feira, que se ia separar do jornalista Andrea Giambruno. “A minha relação com Andrea Giambruno, que durou quase dez anos, termina aqui”, escreveu a primeira-ministra nas redes sociais. O anúncio surge horas depois de um programa de televisão satírico (Striscia La Notizia) ter transmitido comentários explícitos feitos por Giambruno a colegas do sexo feminino.

As declarações de Andrea Giambruno foram feitas, segundo a BBC, fora de câmara. Entre os comentários, ouve-se o apresentador a dizer a uma colega: “És tão inteligente... Porque é que não te conheci mais cedo?". O apresentador de televisão gaba-se, também, de ter uma amante. "Toda a gente sabe", diz, referindo-se à estação de televisão para a qual trabalha. “Agora tu também sabes”, diz.

Há um mês, o apresentador de televisão já tinha feito comentários sexistas a propósito de uma vaga de violações que estava a acontecer no sul de Itália. “Se [as mulheres] evitarem ficarem bêbadas e perderem a consciência, talvez também evitem entrar em problemas específicos, porque é aí que se encontra o lobo”.

Na altura em que Giambruno falou sobre o comportamento das mulheres, Meloni defendeu-o. A primeira-ministra italiana disse que as palavras do companheiro tinham sido mal interpretadas.

Nas redes sociais, Giorgia Meloni demarcou-se do comportamento do, agora, ex-marido. “Há muito que os nossos caminhos se separaram e chegou a altura de reconhecer isso”. O casal morava em Roma. Andrea Giambruno tem 42 anos e é, atualmente, pivô do “Diario del Giorno”, da Rete4. Segundo o jornal La Stampa, durante os próximos dias o jornalista não vai apresentar o programa.

“Defenderei o que fomos, defenderei a nossa amizade e defenderei, a todo o custo, uma menina de sete anos que ama a sua mãe e ama o seu pai, como eu não poderia amar o meu”, lê-se na mesma publicação.