Os resultados da primeira volta das eleições Presidenciais brasileiras ainda não tinham sido totalmente apurados neste domingo e já Fernando Gabeira assumia em direto nos ecrãs da Globonews, que estavam erradas as análises produzidas durante semanas e que apontavam para a possibilidade de uma vitória de Luís Inácio Lula da Silva logo na primeira volta.
E foi ainda mais longe, a culpa não era apenas das sondagens: também ele errara ao confundir o desejo com a realidade. Não viram e não quiseram ver o reforço do núcleo de Jair Bolsonaro, que seguiu para o embate no segundo turno e aumentou o seu peso no Senado e na Câmara dos Deputados.
Esta segunda-feira, o dia a seguir às eleições, este jornalista, escritor, ambientalista e analista político explicou em entrevista ao Expresso o que terá acontecido para justificar o “apagão” das sondagens e revelou que a sua maior e mais urgente preocupação na sequência do apuramento dos votos e da confirmação da maioria bolsonarista do Congresso brasileiro é o destino da Amazónia.