Exclusivo

Brasil

A dor dos yanomamis tem um nome: extermínio

O mundo olha estupefato para o drama da população indígena brasileira. Acossados pela invasão da mineração ilegal, os yanomami chegaram ao limite. Em 2022, centenas de crianças morreram. A floresta amazónica já não esconde o drama das populações originárias

Brazil Photos

As mães de bebés yanomami não conseguem produzir leite materno para alimentar as suas crianças porque também elas estão desnutridas. Por isso, muitos dos recém-nascidos daquela comunidade indígena têm de ser alimentados por sonda.

Os pequenos representantes de um dos mais relevantes povos originários do Brasil foram resgatados do interior da floresta pelo Exército e estão a lutar pela vida em hospitais de Boavista, capital do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela. Têm cicatrizes e feridas na pele, sofrem de queda de cabelo.

O mundo começa a tomar consciência da imensa dimensão do drama dos yanomami. O Ministério Público Federal já anunciou que vai investigar a denúncia de que cerca de 30 adolescentes indígenas estarão grávidas depois de terem sido violadas por garimpeiros. O caso também já chegou ao Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania do governo de Lula da Silva. O acesso à terra demarcada dos yanomami está condicionado e foi colocado sob estado de emergência devido à gravidade da situação de saúde da população e ao avanço de garimpeiros ilegais no território.

Mas quem são os yanomami e qual a importância desta comunidade?