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América Latina

Surpreendente vitória parcial de Sergio Massa sobre Javier Milei: começa a campanha do medo na Argentina

A centro-esquerda de Sergio Massa exibiu a força da estrutura territorial do Peronismo e, para surpresa até do próprio candidato, venceu a primeira volta, superando a extrema-direita de Javier Milei. Analistas preveem que a campanha eleitoral até ao próximo 19 de novembro seja marcada pelo medo dos eleitores de um lado ou do outro. No meio dessa guerra de temores, há ainda o medo do mercado financeiro com a política económica dos dois candidatos. O final da disputa é incerto sem que se possa apontar que lado leva vantagem

Sergio Massa reage aos resultados das eleições gerais deste domingo, na Argentina
MARTIN COSSARINI/REUTERS

A inesperada vitória parcial do candidato a Presidente e atual ministro da Economia, Sergio Massa, fora das previsões das sondagens, mas insuficiente para uma vitória à primeira volta, altera a corrida eleitoral, dando força política àquele que mais fraquezas exibia, justamente por conduzir uma gestão económica que acumula 138,3% de inflação anual, 42% de pobreza e um caos financeiro.

“Os números são mais favoráveis a qualquer candidato opositor, mas foi a vitória do mal menor. Agora, começa uma nova campanha cujo resultado é uma incógnita. Será uma campanha ordenada pelo medo. Não só a loucura (de Javier Milei) desperta medo. Também o Governo desperta medo. As pessoas temem o novo, mas também temem a continuidade, mais do mesmo. Há medos dos dois lados”, avalia ao Expresso Shila Vilker, especialista em opinião pública e diretora da consultora trespuntozero.

Com 98,5% das urnas apuradas, Sergio Massa vence com 36,68% dos votos válidos, pouco menos de sete pontos acima de Javier Milei, com 29,98%.

A maior derrotada foi Patricia Bullrich, com 23,83%, cuja coligação opositora, Juntos pela Mudança (“Juntos por el Cambio”) era apontada no começo da campanha como a favorita. Bullrich perdeu seis pontos desde as primárias em 13 de agosto.