Internacional

Realizador palestiniano vencedor de Óscar atacado e detido por colonos israelitas

Hamdan Ballal, um dos realizadores do documentário "No Other Land", vencedor do Óscar de Melhor Documentário, foi atacado por um grupo de colonos armados na Cisjordânia e posteriormente detido pelo exército israelita, segundo testemunhas citadas pelo "The Guardian"

Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham, vencedores do Óscar de Melhor Documentário por "No Other Land", na 97.ª edição dos Óscares,
Mike Coppola/Getty Images

Hamdan Ballal, um dos realizadores do documentário "No Other Land", foi atacado por colonos armados na Cisjordânia e entregue ao exército israelita, segundo testemunhas citadas pelo "The Guardian".

O documentário, que recentemente venceu o Óscar de Melhor Documentário, retrata a destruição de aldeias palestinianas na Cisjordânia. Segundo cinco ativistas judeus americanos que testemunharam o ataque, Ballal terá sido cercado e agredido por cerca de 15 colonos armados em Susya, na região de Masafer Yatta, a sul de Hebron.

“Começaram a atirar pedras contra palestinianos e destruíram um reservatório de água perto da casa de Hamdan”, disse um dos ativistas, que pediu anonimato por razões de segurança.

As testemunhas relataram que soldados israelitas chegaram ao local acompanhados por outros colonos vestidos com fardas militares. Estes perseguiram Ballal até casa e entregaram-no ao exército. “Os colonos destruíram o carro dele com pedras e furaram um dos pneus”, disse outra testemunha ao "The Guardian". “Partiram todos os vidros e o para-brisas.” Ballal ficou ferido e terá sido levado pelo exército israelita.

Os ativistas filmaram o ataque e, ao entrarem na casa, encontraram sangue no chão. Um familiar afirmou que o sangue era de Hamdan, atingido na cabeça. O realizador e outro homem, identificado apenas como Nasser, foram detidos. As razões da detenção não são claras e o exército israelita ainda não comentou o incidente.

Não é a primeira vez que membros da equipa de "No Other Land" são atacados, lembra o jornal britânico. Em fevereiro, outro realizador do documentário, Basel Adra, também foi cercado e agredido por colonos israelitas mascarados.