Internacional

Polícia de Nova Iorque investiga mensagens enigmáticas nos cartuchos das balas que mataram CEO da UnitedHealthCare

As autoridades estabeleceram uma recompensa de até 10 mil dólares por informações que levem à detenção do assassínio de Brian Thompson. Após recorrer à vasta rede de câmaras de vigilância de Nova Iorque, a polícia divulgou, esta quinta-feira, duas fotos do suspeito

Aparato policial à entrada do hotel onde foi assassinado Brian Thompson
Kyle Mazza / Anadolu / Getty Images

Em Nova Iorque, está montada uma caça ao homem pelo segundo dia consecutivo. O alvo é um atirador que atingiu mortalmente, na quarta-feira, Brian Thompson, CEO da UnitedHealthCare, uma das maiores seguradoras de saúde dos EUA, em Manhattan, perto do Hotel Hilton Midtown.

Esta quinta-feira, a polícia divulgou duas imagens de “uma pessoa de interesse procurada para interrogatório sobre o homicídio no centro de Manhattan, no dia 4 de dezembro”, lê-se num post publicado na rede social X.

As fotos foram tiradas por uma câmara de vigilância e terão sido tiradas num hostel, onde o suspeito esteve hospedado recentemente. “Todas as indicações são de que se tratou de um ataque premeditado e direcionado”, acrescenta a polícia de Nova Iorque.

Segundo o jornal “The New York Times”, a polícia está a investigar mensagens encontradas em cartuchos de balas no local do crime. “Atrasar”, “negar”, “depor”, “defender” são palavras identificadas nos invólucros dos projéteis usados para matar o CEO da seguradora.

Segundo o “NYT”, poderão ser referências a estratégias usadas por companhias de seguros de saúde para evitar pagar os sinistros dos pacientes.

A investigação ao caso está a apoiar-se muito nas câmaras de vigilância da cidade. “As câmaras captaram o atirador sozinho durante cinco minutos na West 54th Street, ignorando a agitação matinal das pessoas que passavam”, escreve o jornal.

“Voltaram a apanhá-lo quando estava no escuro, às 6h44, e focaram o seu alvo, Brian Thompson, o chefe executivo da UnitedHealthcare, que caminhava do outro lado da rua.”

Num outro vídeo, vê-se o atirador a atravessar a rua na direção de Brian Thompson. “Parecia calmo enquanto levantou uma arma, disparou várias vezes e depois afastou-se”, acrescentou o NYT.

As autoridades estabeleceram uma recompensa de até 10 mil dólares (9500 euros) por informações que levem à detenção do autor do crime.