O Presidente da República pede que se espere pelos resultados finais em França e destaca a importância destas eleições para a Europa. Marcelo Rebelo de Sousa apela ao respeito pela vontade do povo francês.
“Tenho muita dificuldade em comentar. Se o Presidente francês não sabe o que dizer, imagine o Presidente português sobre o que se passa num país amigo. Observo atentamente o que se passa, que é muito importante para a Europa”.
Marcelo Rebelo de Sousa promete mais comentários para segunda-feira, mas acrescenta: “O que o povo decide está bem decidido”.
A coligação de esquerda Nova Frente Popular venceu esta noite a segunda volta das eleições francesas, com a coligação presidencial Ensemble a ocupar o segundo lugar e, a grande surpresa da noite, a derrotada extrema-direita. O União Nacional deverá ficar em terceiro lugar, depois de ter vencido a primeira volta, na semana passada.
Sem atingir a marca dos 289 deputados, sinónimo de maioria absoluta, ou mesmo sem se aproximar dela, nenhum dos blocos partidários está em condições de formar um governo sozinho.
A próxima semana será marcada por uma série de negociações para os principais cargos da Assembleia Nacional francesa, antes da abertura da nova legislatura a 18 de julho.