Exclusivo

Internacional

Onde fica a barragem de Kakhovka? Por que razão é tão importante? Quem a fez explodir? Quais as consequências humanitárias imediatas?

Na madrugada desta terça-feira, uma explosão destruiu a barragem de Kakhovka, na cidade de Nova Kakhovka, perto de Kherson (sul da Ucrânia), lançando o caos em dezenas de vilas adjacentes. Pelo menos 30 mil pessoas estão em zonas de elevado risco de inundação, nas duas margens do rio Dniepre: a ocidental, controlada pela Ucrânia; a oriental, pela Rússia. Kiev fala de crime de guerra, Moscovo diz que foi sabotagem da própria Ucrânia

A destruição da barragem de Kakhovka, no sul da Ucrânia, fotograda de cima
Anadolu Agency/Ukraine Presidency/Handout/Getty Images

As autoridades ucranianas acusam as tropas russas de terem feito explodir a barragem da central hidroelétrica de Kakhovka, segunda maior de seis barragens no rio Dniepre, a 60 quilómetros de Kherson, no sul da Ucrânia, provocando inundações imensas nas zonas adjacentes, já visíveis nos vídeos que vão surgindo nas redes sociais desde as primeiras horas da manhã. A Rússia diz que foi um “ato de sabotagem” da própria Ucrânia e já abriu uma investigação.