Exclusivo

Internacional

Vice-presidente da China está em Portugal, mas o peso político deve ficar para a visita seguinte

Han Zheng veio da coroação de Carlos III para o nosso país, onde teve encontros com o Presidente da República e o primeiro-ministro. São escassos os detalhes sobre o que discutiram, e nenhum prestou declarações. O próximo destino do n.º 2 chinês são os Países Baixos, que anunciaram restrições à exportação de equipamento para o fabrico de chips semicondutores. A investigadora Raquel Vaz Pinto entende que o objetivo dessa visita pode passar pelo “controlo de danos”
ANDRE KOSTERS

O vice-presidente da República Popular da China, Han Zheng, foi recebido esta segunda-feira no Palácio de Belém. O comunicado da Presidência da República sobre o encontro é vago. No almoço com Marcelo Rebelo de Sousa “foram abordados assuntos da agenda bilateral e das trocas comerciais e investimento entre a República Popular da China e Portugal, bem como matérias referentes à atualidade internacional”.

Antes de Portugal, Han Zheng visitou o Reino Unido, onde representou Pequim na coroação de Carlos III. Se ali houve quem expressasse críticas à presença do dirigente chinês, com responsabilidades na repressão dos protestos pró-democracia em Hong Kong, em Portugal pouco se falou da sua vinda.