Exclusivo

Internacional

Zelensky pediu caças, mas também tem muito a agradecer: “O Reino Unido tem sido o apoiante político mais forte da Ucrânia na Europa"

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky aterrou no Reino Unido e foi claro: “faremos os possíveis e o impossível para que o mundo nos forneça aviões modernos”. O pedido pode não ser fácil de concretizar, apesar de ter sido anunciado um programa de formação de pilotos. Dois analistas ouvidos pelo Expresso observam que o Reino Unido tem sido um dos principais apoiantes políticos da Ucrânia

EPA / HOLLIE ADAMS / POOL

O governo do Reino Unido anunciou que vai alargar a formação dada a tropas ucranianas. “A formação vai assegurar que haverá pilotos capazes de voar os caças de combate sofisticados da NATO no futuro”, revelou em comunicado. Mas o anúncio não foi acompanhado de promessas de envio dos caças, afinal o principal pedido feito esta quarta-feira pelo Presidente ucraniano. Ao discursar ao parlamento britânico, Volodymyr Zelensky deixou uma certeza:“faremos os possíveis e o impossível para que o mundo nos forneça aviões modernos para capacitar e proteger os pilotos que estão a proteger-nos”.

“O Reino Unido pode garantir formação base, especialmente em simuladores, mas tem pouca capacidade disponível para tempo real de voo e teria dificuldade em fornecer Typhoons”, analisa Jamie Gaskarth, professor de Política Externa e Relações Internacionais na The Open University, em resposta escrita ao Expresso.

Além da formação a pilotos, o Reino Unido vai realizar também um programa de treino de fuzileiros navais e foi anunciado apoio à Ucrânia com equipamento de maior alcance. Os novos programas somam-se a outros já existentes. De acordo com o Reino Unido, o treino dado a recrutas já preparou dez mil soldados ucranianos para o campo de batalha nos últimos seis meses.