Exclusivo

Internacional

Ex-porta-voz de Tony Blair: “Irlanda do Norte pode sair do Reino Unido antes da Escócia””

Alastair Campbell falou com o Expresso sobre política britânica e mundial, ameaças à democracia e, inevitavelmente, a guerra na Ucrânia. Abaixo pode ler os seus pontos de vista. A outra parte desta entrevista é publicada na edição semanal do Expresso de 27 de maio de 2022

Alastair Cambpell num jogo de futebol do Burnley, clube de que é adepto
Mike Egerton/Getty Images

Alastair Campbell deixou de assessorar líderes do Partido Trabalhista há sete anos, mas não perdeu o gosto nem o interesse pela política no seu país. Na semana em que estará em Lisboa para falar sobre “Comunicar em tempos de incerteza”, a convite da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o homem que foi secretário de imprensa e porta-voz de Tony Blair (primeiro-ministro entre 1997 e 2007) e conselheiro de Gordon Brown e Ed Miliband conversou com o Expresso.

Na parte do trabalho publicada na edição semanal de 27 de maio de 2022, poderá ler as impressões do estratego sobre os recentes escândalos no Governo britânico, o balanço trágico que faz dos anos de governação do conservador Boris Johnson e a confiança que deposita em Keir Starmer, atual líder do Partido Trabalhista, além de conselhos para este chegar a Downing Street. Louva também a forma como Portugal lidou com a pandemia.