Exclusivo

Internacional

Imigração, soberania e pescas no centro das pazes entre Espanha e Marrocos

A “nova etapa” das relações entre Espanha e Marrocos terá início em breve, através de uma cimeira bilateral. Pedro Sánchez foi a Rabat, onde o rei o tratou com especial delicadez

"MOROCCAN ROYAL COURT / HANDOUT"/Anadolu Agency/Getty Images

Espanha cedeu mais do que obteve de Marrocos por se ter aproximado do reino africano na política para o Sara Ocidental. É esta a impressão generalizada acerca dos últimos movimentos da diplomacia espanhola para resolver a prolongada crise com Rabat, o mais significativo dos quais foi a viagem do primeiro-ministro à capital marroquina, quinta-feira.

Pedro Sánchez foi acolhido pelo rei Mohamed VI com invulgares gestos de amizade e consideração. A reunião entre o monarca alauíta e o chefe do Executivo espanhol confirma o alinhamento de Espanha com os planos marroquinos de conceder autonomia aos territórios do Sara para resolver um contencioso que se prolonga desde 1976, quando Espanha cedeu a administração da sua antiga colónia a Marrocos e à Mauritânia.