Internacional

Tem 96 anos: ex-secretária de campo de concentração nazi fugiu do julgamento mas foi apanhada horas depois

Irmgard Furchner escapou esta quinta-feira do lar de idosos onde residia no dia em que iria a julgamento, acusada de ajudar e encorajar o assassinato de mais de 11 mil pessoas, mas foi apanhada horas depois

Campo de concentração de Stutthof
Gallo Images / Getty Images

Irmgard Furchner tinha apenas 18 anos quando começou a trabalhar como secretária do comandante das SS que controlava o campo de concentração de Stutthof, durante a ocupação da Polónia.

Aos 96 anos, Irmgard iria finalmente começar a ser julgada esta quinta-feira num tribunal alemão, onde iria responder pelas acusações de ter ajudado e encorajado o assassinato de mais de 11 mil prisioneiros.

Numa tentativa desesperada, a antiga funcionária nazi conseguiu mesmo escapar do lar de idosos onde residia no norte de Hamburgo e acabou por não comparecer ao julgamento.

“Saiu de casa de manhã cedo, apanhou um táxi e dirigiu-se para uma estação de metro”, conta o porta-voz do tribunal Frederike Milhoffer, citado pelo The Guardian.

Furchner acabou por não ir muito longe, uma vez que um mandado de captura foi imediatamente emitido. Algumas horas depois da fuga, a antiga secretária nazi foi detida pelas autoridades em Hamburgo.

Irmgard Furchner será agora presente a tribunal no dia 19 de outubro, onde vai ser julgada por, entre 1943 e 1945, ter “ajudado os responsáveis nazis do campo de concentração no assassínio sistemático de prisioneiros judeus, partisans polacos e prisioneiros de guerra soviéticos”.