Internacional

Venezuelanos estão há dois dias sem serviço de Internet em vários estados

As falhas no serviço de acesso a internet e de telefone fixo estão a ser denunciadas por diversos utilizadores, através do Twitter. Alguns dizem estar com problemas há mais de um mês em ambos os serviços da operadora estatal

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar às escuras
CARLOS JASSO/ Reuters

Os venezuelanos estão sem serviços de internet desde há dois dias em vários Estados da Venezuela, com alguns utilizadores a denunciarem que também não têm serviço telefónico.

As falhas no serviço de acesso a internet e de telefone fixo estão a ser denunciadas por diversos utilizadores, através do Twitter, alguns deles reclamando que estão há mais de um mês com deficiências em ambos serviços da operadora estatal CANTV, a principal do país.

"Perda gradual do serviço Internet ABA registou-se esta quarta-feira 10 de abril pelas 17h45 (22h45 em Lisboa). Horas depois a queda (do serviço) foi em toda a Venezuela", denunciou a organização não governamental (ONG) Espaço Público, através do Twitter.

A falha no serviço de internet foi também denunciada pela ONG Netblocks.

"O fornecedor de Internet estatal da Venezuela, ABA CANTV, vem experimentando uma perda gradual de conetividade em todo o país", apontou a ONG na conta do Twitter.

Entretanto a CANTV informou, também através do Twitter, que "o pessoal técnico" se encontra a trabalhar para "estabilizar os serviços de voz e de dados", no Estado venezuelano de Mérida.
A CANTV apela à coletividade a cuidar das infraestruturas de telecomunicações e a denunciar o roubo, vandalismo e sabotagem de material.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população de intermitência e outras falhas nos serviços de voz e de dados.

Também são frequentes os apagões elétricos que deixam o país às escuras e interferem nas telecomunicações.