Energia de Portugal 2014

Traduzido literalmente o inglês tem sempre mais piada

O Portuguese Sayings é uma página de Facebook que traduz literalmente provérbios portugueses para inglês e já evoluiu para uma loja online.

Uma das muitas expressões traduzidas pela Portuguese Sayings

"Has no tip where you can grab it". Não tem ponta por onde se lhe pegue, pode pensar muita gente. Desde quando é que traduzir literalmente provérbios tradicionais para inglês pode originar uma ideia de negócio viável? Pergunte a Luís Santos.

O português, 26 anos, é a mente por trás do Portuguese Sayings, uma página Facebook que desde a sua criação acumula praticamente 100 mil fãs e se tem revelado um sucesso sustentado na comunidade das redes sociais. O conceito é simples: "Traduzir todas as expressões, provérbios, frases, frases de famosos, etc, para Inglês. Tem sido uma boa terapia do riso para mim e para os que seguem a página", explica Luís Santos ao Energia de Portugal.

A ideia surgiu quando era mais novo e andava a aprender inglês. Luís tinha como hobby traduzir as expressões portuguesas, algo que o fazia "divertir-se imenso". Em setembro de 2012, vendo-se "no desemprego, a ideia voltou à cabeça" e decidiu, então, "criar uma página no Facebook com estas traduções à letra".

Sonho magnífico

O balanço da relativamente curta existência do Portuguese Sayings não podia ser mais positiva, com Luís Santos a não hesitar em classificar a página "como um verdadeiro caso de sucesso".

"Tendo trabalhado na área de Social Media e tendo gerido outras marcas de grande consumo, posso dizer que o crescimento desta página tem sido fantástico. O investimento na sua divulgação tem sido nulo. Os fãs gostam e são eles a divulgar a página e é esse o grande sonho de qualquer community manager!", afirma.

O sucesso tem sido tal que a página já deu mesmo origem a uma loja online de venda de t-shirts com as frase e expressões traduzidas. O volume de vendas "tem sido moderado", o que o gestor explica com a "abertura no inverno, que é uma altura menos propícia à venda de roupa de manga curta" e à "crise". Ainda assim, planeia expandir o leque de oferta para "uma linha de produtos tradicionais com as frases".

A situação económica é uma das preocupações de Luís Santos, que a vê afetar uma geração com "espírito cada vez mais empreendedor e vontade de arriscar". Algo que, por exemplo, ainda não o deixa viver do Portuguese Sayings a tempo inteiro. Mas não esconde que esse é um dos seus objetivos e que ambição é levar esta ideia mais além: "Seria um sonho magnífico".