Energia de Portugal 2014

Como se faz uma sinopse do projeto

Fazer a  apresentação resumida da sua ideia pode ser canja se não incorrer em erros que desiludem os investidores.  Veja como se faz um bom esboço. Ou melhor, uma sinopse que venda.

Paulo Jorge Neves (www.expresso.pt)

Maria criou uma empresa de vão de escada em Massamá que está a atrair a clientela que não tem tempo nem paciência para passar a ferro. Na parede por cima da exígua engomadoria há um quadro que diz: "You never get a second chance to make a first impression", que, em tradução livre, significa não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão. As sinopses - também conhecidos por resumos executivos (ou mesmo  executive summary) - servem precisamente para causar uma boa primeira impressão aos olhos dos possíveis investidores. Parece fácil mas não é. Oito conselhos para uma boa sinopse.

Deve:

Aparecer na primeira secção do plano de negócios. É, talvez, a parte mais importante quando se procura investidor, o cartão-de-visita. Redija-o no fim, depois de ter desenvolvido os detalhes de plano.

Fornecer a visão geral de todos os elementos do plano. Ponha na cabeça que dispõe de 30 segundos para cada e que tem de deixar explícito o segmento, o tamanho da empresa, o crescimento e, se possível, qual a dinâmica do mercado. Evite colocar custos, a não ser que o investidor peça. Atenção: não esgote o projeto no resumo.

Ser claro. Use termos comuns, frases simples e curtas em vez de prolixas e longas. Evite acrónimos, abreviaturas e muletas do género. Ponha de parte os conceitos que ninguém conhece. Analogias e comparações só para se fazer entender melhor e não para dourar a pílula.

Vender em vez de descrever. O ponto não é prosa. É negócio, ideias que deem lucro, apresentação de um modelo que pode ganhar escala e gerar receitas, que garanta retorno que exceda o capital investido. Abafe a sua veia queirosiana.

Ser breve. Ter entre 6 a 8 parágrafos com a possibilidade de algumas linhas adicionais para detalhes que esclarecem. No máximo, três páginas (há especialistas que defendem uma folha, mas se um investidor lhe pedir isso é porque não está com paciência para o aturar mais...)

Ter um pormenor espetacular. É um bom passo para convencer o investidor que a sua ideia é fora de série. Mas cuidado: deve descrevê-la de forma direta e objetiva, não abstrata e conceitual.

Apresentar as grandes figuras. Mencione os nomes mais importantes que estão no projeto e os "prémios" Nobel que já ganharam. Mostre porque a experiência de cada servirá o todo. Esqueça as versões de currículo burocráticas de cada empreendedor.

Deixar claro que tem a solução, uma proposta de valor. A solução deve trazer consigo aumento de receitas, redução de custos, eliminação de ineficiências, melhoria de produtividade.