Maria criou uma empresa de vão de escada em Massamá que está a atrair a clientela que não tem tempo nem paciência para passar a ferro. Na parede por cima da exígua engomadoria há um quadro que diz: "You never get a second chance to make a first impression", que, em tradução livre, significa não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão. As sinopses - também conhecidos por resumos executivos (ou mesmo executive summary) - servem precisamente para causar uma boa primeira impressão aos olhos dos possíveis investidores. Parece fácil mas não é. Oito conselhos para uma boa sinopse.
Deve:
Aparecer na primeira secção do plano de negócios. É, talvez, a parte mais importante quando se procura investidor, o cartão-de-visita. Redija-o no fim, depois de ter desenvolvido os detalhes de plano.
Fornecer a visão geral de todos os elementos do plano. Ponha na cabeça que dispõe de 30 segundos para cada e que tem de deixar explícito o segmento, o tamanho da empresa, o crescimento e, se possível, qual a dinâmica do mercado. Evite colocar custos, a não ser que o investidor peça. Atenção: não esgote o projeto no resumo.
Ser claro. Use termos comuns, frases simples e curtas em vez de prolixas e longas. Evite acrónimos, abreviaturas e muletas do género. Ponha de parte os conceitos que ninguém conhece. Analogias e comparações só para se fazer entender melhor e não para dourar a pílula.
Vender em vez de descrever. O ponto não é prosa. É negócio, ideias que deem lucro, apresentação de um modelo que pode ganhar escala e gerar receitas, que garanta retorno que exceda o capital investido. Abafe a sua veia queirosiana.
Ser breve. Ter entre 6 a 8 parágrafos com a possibilidade de algumas linhas adicionais para detalhes que esclarecem. No máximo, três páginas (há especialistas que defendem uma folha, mas se um investidor lhe pedir isso é porque não está com paciência para o aturar mais...)
Ter um pormenor espetacular. É um bom passo para convencer o investidor que a sua ideia é fora de série. Mas cuidado: deve descrevê-la de forma direta e objetiva, não abstrata e conceitual.
Apresentar as grandes figuras. Mencione os nomes mais importantes que estão no projeto e os "prémios" Nobel que já ganharam. Mostre porque a experiência de cada servirá o todo. Esqueça as versões de currículo burocráticas de cada empreendedor.
Deixar claro que tem a solução, uma proposta de valor. A solução deve trazer consigo aumento de receitas, redução de custos, eliminação de ineficiências, melhoria de produtividade.