A reportagem “Sem Chão Para Criar” e a infografia digital “Os caminhos do 25 de Abril” foram distinguidos na 26.ª edição European Newspaper Award, considerados como os Óscares do design editorial. O anúncio foi feito esta quinta-feira e a cerimónia de entrega dos prémios está marcada para junho deste ano em Viena, Áustria.
“Sem chão para criar: artistas e clubes recreativos empurrados para fora de Lisboa” venceu na categoria “storytelling multimédia”. Esta reportagem multimédia, que faz um retrato das associações culturais e os clubes recreativos que estão a desaparecer do centro de Lisboa, tem o web design de Tiago Pereira Santos, o grafismo de Eric Hanu, Carlos Paes e Tiago Pereira Santos, conta com a infografia de Sofia Miguel Rosa e o web development de João Melancia. O texto é de Rúben Tiago Pereira e as fotografias de José Fernandes.
Na categoria “Infografia online e infografia animada” foi distinguido a narrativa “Os caminhos do 25 de Abril: de onde saíram, a que horas e por onde andaram nos militares que fizeram a Revolução”. O trabalho, publicado para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, dá conta das 24 horas daquele dia. Da madrugada até à noite, este é um mapa que conta a história passo a passo e ao minuto de um dia irrepetível.
A infografia e narrativa visual é assinada por Sofia Miguel Rosa, o web design é de Tiago Pereira Santos e o web development de João Melancia. O texto é de José Pedro Castanheira.
No total, o Expresso venceu 14 prémios nesta edição dos European Newspaper Award. Ao “storytelling multimédia” e “infografia online e animada”, juntam-se uma distinção em "páginas da Revista", uma em "visualização", duas em "storytelling visual e alternativo", outras duas em "infografia estática", três em “infografia com mapas” e duas em “suplementos”.
Os prémios principais foram atribuídos ao jornal local português “JM Madeira”, ao regional espanhol “el Periódico”, à publicação de distribuição nacional neerlandesa “Trouw” e ao semanário alemão “Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung”. O “Público” e o “Diário de Notícias da Madeira" foram outras das publicações portuguesas a serem distinguidas.