O Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas TIC (24 de abril), ou "Girls in ICT" como é conhecido em todo o mundo, tem vindo a ser celebrado de várias formas.
Hoje falamos-te de uma iniciativa da ubbu (Code for All) e da Women in Tech, que desafiou 40 crianças do 3.º e 4.º anos do agrupamento Amadora Oeste a pensar sobre o papel das mulheres nas TIC e as possibilidades que têm à sua frente, com diversas atividades.
Um dia em cheio!
Imagina a alegria destas crianças tão novas quando puderam conhecer mulheres do setor, incluindo a primeira cientista-astronauta mulher em Portugal, Ana Pires! Esta cientista contou em vídeo oque já tinha feito até ao momento e a sua experiência em missões em “Marte” (no deserto do Utah, EUA) ou numa missão “lunar” (na Gruta do Natal, na ilha Terceira).
E que mais aconteceu neste dia?
Depois de conhecerem uma astronauta a fasquia estava elevada. Queres saber o que aconteceu a seguir? Começou outra aventura!
Detetives digitais - Tens a certeza como te deves proteger-te na internet? Alguns especialistas (em parceria com .PT) ensinaram truques a estas crianças através de um quiz! Dicas: Não uses a mesma palavra-passe para diferentes sites; nem fales com desconhecidos online.
Workshop sobre nanotecnologia - Sabes que as nanopartículas de ouro têm uma cor vermelha ou que uma formiga tem 5.000.000 nanómetros (o equivalente a 5 milímetros)? Com a ajuda da Women in Tech, estas crianças aprenderam muitas curiosidades e puseram a mão na massa (na farinha maizena misturada com água, que se ‘comporta’ de maneiras diferentes consoante a força que usamos ao manuseá-la). Como viste no vídeo acima!
Aula de código - E, por fim, mas não menos importante, chegou a tão aguardada aula de código! Com a ajuda da Tech>ID by ISEL (uma faculdade portuguesa) e com a plataforma da ubbu, todos aprenderam novos conceitos e formas de pensar!
Descobre mais sobre a ubbu, onde tudo isto aconteceu e como podes aprender a programar ou a desafiar os teus amigos a fazer o mesmo. Viva a programação! E que tenha muito mais mulheres e meninas daqui para a frente a mostrar o que valem.