Exclusivo

Exclusivos

Com “completa liberdade”, Catarina Martins fala com Francisco Assis, André Silva ou Susana Peralta

Depois de uma primeira temporada onde se “divertiu bastante”, a ex-coordenadora do Bloco de Esquerda renova o seu podcast Contra Regra. “Não é um mecanismo de propaganda do partido”, garante

HOMEM DE GOUVEIA

Depois de uma primeira temporada onde conversou com nomes como Francisca Van Dunem ou Alexandra Leitão, Catarina Martins convida outras dez personalidades para a segunda temporada do podcast Contra Regra. “Não é um mecanismo de propaganda do partido” nem pretende mostrar a “posição do Bloco”, garantiu ao Expresso a ex-coordenadora bloquista. Ainda assim, é mais um canal para uma das maiores figuras do partido partilhar as suas visões sobre assuntos como impostos, alterações climáticas ou políticas internacionais – num formato que pode chegar a “gerações diferentes”. Mantendo o modelo de conversas com pessoas fora do “quotidiano” do Bloco, Catarina Martins irá sentar-se com nomes como Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social (CES), André Silva, ex-líder do PAN ou Susana Peralta, economista.

“Há uma combinação entre os temas que a atualidade obriga e aqueles só porque sim. Porque acho relevantes ou porque gosto muito da pessoa. É a liberdade de ter um podcast”, partilhou a bloquista. O primeiro episódio, lançado na passada segunda-feira, surgiu da atualidade que invadiu as televisões desde o dia 7 de outubro. “Já estávamos a gravar, mas não sabíamos o dia em que íamos lançar [o primeiro episódio]. E decidimos lançar já porque achámos que era importante falarmos do que é a Palestina hoje e fazer uma reflexão sobre o momento em que vivemos”. Assim, foi Shahd Wadi, investigadora palestiniana, a primeira convidada da segunda temporada de Contra Regra. Tal como tem sido a posição do Bloco no conflito israelo-palestiniano, Shahd Wadi defendeu a autodeterminação da Palestina e denunciou o “regime de apartheid” em que Israel colocou o povo palestiniano.