Exclusivo

Trabalho

Governo e parceiros sociais voltam a reunir-se com salários e impostos na agenda

Comissão Permanente de Concertação Social reúne-se esta quarta-feira. Governo apresenta a patrões e sindicatos cenário macroeconómico que sustentará as propostas orçamentais para 2025. Nos salários espera-se que o Executivo vá além do acordo de rendimentos

Concertação social reuniu-se para fazer um balanço dos acordos do Governo de António Costa
Filipe Amorim/Lusa

A menos de um mês da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) no Parlamento, o Governo retoma esta quarta-feira as negociações com os parceiros sociais, numa nova reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS).

Além de patrões e sindicatos e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, o encontro contará com a presença do ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

Na agenda, o Executivo leva a apresentação das perspetivas económicas para o próximo ano e a sua proposta para a melhoria dos rendimentos dos trabalhadores e da competitividade da economia. Salários e impostos prometem dominar a reunião, numa altura em que os sindicatos querem que se se vá além do previsto no acordo de rendimentos em matéria de remunerações e os patrões pedem propostas concretas em matéria fiscal.