Sistema financeiro

BBVA lança OPA hostil sobre o banco Sabadell

Uma primeira abordagem do BBVA junto do Sabadell para uma fusão das duas entidades não teve sucesso, mas o BBVA não desistiu e avançou esta quinta-feira com uma oferta pública de aquisição

Foto: Getty Images

O BBVA avançou com uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Sabadell, mesmo depois de a administração deste banco se ter posicionado contra uma primeira abordagem do BBVA propondo uma fusão.

Em comunicado ao mercado esta quinta-feira o BBVA apresentou o que diz ser “uma proposta excecionalmente favorável” aos acionistas do Sabadell: trocar 4,83 títulos do Sabadell por uma ação do BBVA, o que se traduz num prémio de 30% sobre as cotações das duas empresas a 29 de abril e de 50% sobre a média ponderada dos últimos três meses.

O BBVA sublinha a existência de “sinergias relevantes” numa potencial fusão, além da “complementaridade” das duas instituições financeiras. Um exemplo dado é o de que o Sabadell tem uma quota de mercado superior no segmento das pequenas e médias empresas, ao passo que o BBVA tem uma posição maior no retalho.

“A transação dará lugar a um dos melhores bancos europeus, com uma quota de cerca de 22% nos empréstimos em Espanha”, realça ainda o BBVA.

Os termos da OPA agora anunciada são os mesmos da proposta feita ao conselho de administração do Sabadell a 30 de abril, mas que a gestão deste banco espanhol já veio recusar, alegando que não valoriza adequadamente a instituição.

Ao início da manhã as ações do BBVA recuavam perto de 5%, enquanto as do Sabadell apresentavam um movimento inverso, subindo 5%.

De acordo com a imprensa espanhola, o Governo não é favorável a esta fusão, considerando que ela poderá ter “efeitos lesivos” no sistema financeiro.