A pergunta é simples, mas as respostas podem ser múltiplas, dependendo do negócio que se vai lançar na internet como empresário em nome individual ou microempresa. Não é a mesma coisa precisar de um serviço de reparações e renovações como a Reforma Natura, uma página na internet para cancelar serviços (Cancelalo.com) ou uma futura loja online de acessórios de design como a Madukas.es. Nalguns casos, a primeira coisa a fazer nem é criar um website, mas sim começar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram.
Por isso, no Observatório das Empresas sentámos à mesma mesa três principiantes no mundo dos negócios online: María Dominguez, Augusto Sánchez e Iván Olcina para colocarem as suas questões mais básicas a um especialista, Ramón Puchades. Este especialista em transformação digital de empresas de todos os tipos e tamanhos desce ao detalhe para explicar aos três convidados por onde devem começar a sua transformação digital e a sua conciliação com o negócio tradicional. Centra-se, por exemplo, em que redes sociais são úteis para cada objetivo, como se faz um orçamento de marketing e como fazer com que os clientes encontrem estas empresas na internet.
Ramón Puchades | Empreendedor e Consultor de Marketing Digital
Ramón Puchades é consultor independente de Estratégia Online e desenvolve Projetos Digitais e de Transformação Digital. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Transformação da Metrópolis Comunicación e professor na Escola MBIT de Madrid. Já foi CTO do Grupo Prisa, Diretor de Meios Sociais da Unidad Editorial e CEO da startup Talents United.
Vodafone Business – Observatório das Empresas
|