Depois de muito esforço e decisões, já tem o website da sua empresa pronto para receber visitas. Agora, como conseguir que as pessoas lá cheguem? A diretora de marketing do Forum One, Christina Crawley, oferece seis passos a seguir para que o lançamento de um website com fins comerciais seja um sucesso. Fundamentalmente, trata-se, primeiro, de considerar que papel terá o website (montra, vendas online, preservar uma imagem corporativa...). Depois, há que dar-lhe um design simples e funcional e o passo seguinte é colocar de forma altamente visível uma “chamada à ação” (reserva de mesa, compra rápida de produtos, subscrição de newsletter...). Depois, é importante criar um calendário de conteúdos que alimente a página para depois desviar todo o tráfego para cada um dos conteúdos, dependendo do momento. Esse tráfego deve ser orquestrado a partir do seu blog, das suas redes sociais e das suas campanhas de publicidade, para melhorar a otimização para motores de busca e a visibilidade da página. Outro detalhe importante é capturar endereços de email dos seus clientes ou potenciais clientes para organizar uma newsletter que esteja bem segmentada por grupos de interesse, para a qual é necessário analisar minimamente a resposta dos seus subscritores.
Christina Crawley | Diretora de Marketing do Forum One
De formação, esta norte-americana é tradutora-intérprete pela Western University de London (Ontário, EUA). Também possui um mestrado em tradução francesa pela Universidade de Waterloo, no mesmo estado. Mas Crawley passou toda a sua vida profissional ligada ao empreendedorismo digital. Neste campo, já trabalhou como consultora e gestora de projetos em diversas instituições (por exemplo, na Associação Nacional de Professores de Ciências dos EUA). Desde 2015, ocupa o seu lugar no Forum One, que dedica os seus serviços de consultadoria a fundações e organizações sem fins lucrativos.
Vodafone Business – Observatório das Empresas
|