No município de Bergen (Noruega) trabalham há anos na implementação gradual de um sistema pneumático para a recolha e tratamento de resíduos em diferentes áreas da cidade. O objetivo é incentivar a reciclagem e, ao mesmo tempo, libertar espaço para os cidadãos, reduzir as emissões poluidoras e, consequentemente, o risco de doenças, bem como prevenir incêndios nas famosas casas de madeira de Bryggen, o centro histórico da cidade, reconhecido como Património da Humanidade pela Unesco em 1979.
A digitalização é um elemento-chave do sistema de recolha de lixo e da estratégia de inovação do município para garantir que a segunda cidade da Noruega continua o seu desenvolvimento como "cidade inteligente". Além dos benefícios que permite alcançar, pretende-se paralelamente incentivar os utilizadores a reduzir a quantidade de resíduos que geram e a fomentar o interesse pelo funcionamento da economia circular através de dados precisos dos resíduos. Cada contentor tem embutido um leitor para cartões de proximidade que identifica o utilizador em tempo real e contabiliza as vezes que utiliza o serviço e o volume de resíduos depositados. Esses dados são enviados em tempo real para o sistema de big data da Câmara Municipal, para proceder depois a uma faturação individualizada.
Anna Elisa Ttyti | Responsáveis de Desenvolvimento Urbano de Bergen
Anna Elisa Tryti é formada em História Medieval e, como Vereadora de Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal de Bergen, é responsável pela implementação do sistema pneumático de recolha e tratamento de resíduos. Kolbjorn Akervold é químico e economista e trabalha como consultor externo para a câmara desta cidade no sul da Noruega.
Vodafone Business – Observatório das Empresas
|