Exclusivo

Média

Global Media: remunerações em atraso a colaboradores externos começaram a ser pagas mas subsídios de Natal continuam em falta

Recomposição do universo empresarial que detém títulos como o Jornal de Notícias (JN), Diário de Notícias (DN), TSF e O Jogo, entre outros, já só aguarda pela não oposição da Autoridade da Concorrência. Mas enquanto isso não acontece continuam por resolver pagamentos em atraso aos trabalhadores

Os colaboradores externos da Global Media começaram a receber esta quarta-feira a remuneração referente a março, um atraso que indicia que o grupo de comunicação social continua a não conseguir cumprir com as suas obrigações perante os trabalhadores. Em falta continua o pagamento do subsídio de Natal à totalidade dos trabalhadores.

O Sindicato dos Jornalistas já criticou o atraso no pagamento aos trabalhadores a recibo verde do grupo e exigiu que as situações fossem regularizadas rapidamente. “Neste momento, há trabalhadores que não têm forma de cumprir as suas obrigações porque não lhes foi creditado o valor em dívida pelo trabalho que já realizaram”, afirmou.

Em causa nestes atrasos está, segundo disseram fontes da empresa ao Expresso, o facto de as operações de recomposição do grupo ainda não estarem concluídas porque falta ainda o parecer da Autoridade da Concorrência (AdC), que se espera que vá no sentido de não oposição. Até lá o pagamento das obrigações perante os trabalhadores deveria ser feita em conjunto entre a Global e a nova empresa Notícias Ilimitadas que vai ficar com parte dos títulos do grupo - entre os quais o JN, a TSF e O Jogo - e da qual a Global Media tem uma participação de 30%. Na nova configuração a Global fica com o DN e com a participação no Açoriano Oriental, entre outros títulos, e ainda diretamente com 10% da TSF, além dos 30% da Notícias Ilimitadas.