Exclusivo

Média

Trabalhadores do Jornal de Notícias e O Jogo admitem pedir a suspensão dos contratos de trabalho

Dois dos jornais da Global Media marcaram plenários para quinta-feira para decidir se os trabalhadores avançam em conjunto para um pré-aviso de suspensão de contrato, mecanismo que lhes garante o pagamento de salários deixando de trabalhar. Dinheiro do fundo que controla o grupo para pagar os salários ainda não chegou

Fernando Veludo/Lusa

Os trabalhadores do Jornal de Notícias (JN) e de O Jogo convocaram para esta quinta-feira plenários para discutir a situação do grupo Global Media com vista a decidir se avançarão para um pedido de suspensão dos contratos de trabalho. A acontecer, isso significará que passarão a ter acesso a subsídio de desemprego até que os seus salários voltem a ser pagos, deixando de fazer qualquer trabalho para o grupo.

É uma medida extrema que poderá afetar o funcionamento destes jornais - já prejudicados pela redução do número de colaboradores externos - mas entendida como necessária para pressionar a resolução do problema financeiro que afeta o grupo que detém também a TSF, o Diário de Notícias (DN) e o Dinheiro Vivo, entre outros meios.