Indústria

Produção de automóveis em Portugal caiu 1,3% em 2023

Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela ACAP, 97,8% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, com a Alemanha como principal cliente

RUI MINDERICO/LUSA

No ano passado foram produzidos 318.231 veículos automóveis em Portugal, menos 1,3% que no ano anterior. Se considerarmos apenas o mês de dezembro, há a assinalar a produção de 19.050 veículos, o que representou um decréscimo de 36,2% face ao mês homólogo de 2022.

Os dados, divulgados esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mostram ainda que o ano passado foi o terceiro melhor de sempre na produção de automóveis em território nacional, tendo apenas sido superado pelo anos de 2018 e 2022.

De referir que em 2023 a produção poderia ter tido um recorde histórico se a fábrica da Volkswagen Autoeuropa não tivesse sido confrontada com uma paragem forçada, em setembro, o que pode ter resultado numa quebra na sua produção da ordem dos 15 mil carros – mas as contas da fábrica de Palmela ainda não estão fechadas.

Para já, a ACAP adianta que a informação estatística relativa ao ano 2023 “confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel, já que 97,8% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui, de forma significativa, para a balança comercial portuguesa”.

As estatísticas daquela associação concluem também que a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 87,8% – com a Alemanha (18,8%), França (14%), Itália (13,4%) e Espanha (10,2%) no topo do ranking.