Indústria

Produção automóvel cai 4,9% em novembro, mas a fábrica da Stellantis em Mangualde bate recorde

De janeiro a novembro saíram das fábricas instaladas em Portugal 299.181 veículos automóveis, dos quais mais de 78 mil da fábrica de Mangualde. A partir do próximo ano inicia-se a produção em série de automóveis elétricos nesta unidade industrial

D.R.

Em novembro de 2023 foram produzidos em Portugal 35.007 veículos automóveis o que representou um decréscimo de 4,9% face ao mês homólogo de 2022.

O dados divulgados esta terça-feira para Associação Automóvel de Portugal (ACAP) concluem ainda que, em termos acumulados, nos onze meses de 2023, saíram das fábricas instaladas em Portugal 299.181 veículos, ou seja, mais 2,3% do que em igual período do ano anterior.

Entretanto, a um mês do fecho do ano, a fabrica da Stellantis, instalada em Mangualde, produziu 78.541 viaturas entre janeiro e novembro, sendo este o seu maior volume de produção de sempre.

Numa nota de imprensa a fábrica de Mangualde informa que nos primeiros onze meses do ano, a produção aumentou 10% em relação ao ano passado e supera já os 77.607 veículos fabricados em 2019, que era, até à data, o melhor ano de produção da Fábrica.

A Stellantis Mangualde representa até agora, segundo dados da ACAP, 26,3% dos veículos produzidos em Portugal e 95% desse volume destina-se ao mercado de exportação.

Atualmente, a Fábrica assegura a produção dos veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo Van/Berlingo, Opel Combo Cargo/Combo e Fiat Professional Doblò/Doblò.

“Este resultado é fruto do empenho e dedicação da nossa equipa de profissionais, mas também do processo contínuo de modernização das instalações e otimização do processo produtivo, afirmou Christian Teixeira, diretor do Centro de Produção de Mangualde da Stellantis.

Carros elétricos em série a partir de 2024

A partir do próximo ano, Mangualde começará a produzir, em grande série, carros totalmente elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot (modelos Citroën ë-Berlingo Van /ë-Berlingo, Fiat Professional e-Doblò/e-Doblò, Peugeot E-Partner/E-Rifter, Opel Combo Cargo Electric e Combo Electric), nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros.

AIFA Jorge Cunha

“Tal será possível graças à transformação e modernização em curso na fábrica, com novas instalações e otimização da área industrial, num investimento de 30 milhões de euros”, sublinha a empresa.

Recorde-se que a primeira fábrica de montagem de automóveis estabelecida em Portugal, em 1962, o Centro de Produção de Mangualde já produziu mais de 1,5 milhões de veículos, de 24 modelos diferentes.

Aquela fábrica conta, à data, com uma força de produção composta por cerca de 900 colaboradores que, divididos por três turnos, produzem uma média de 363 viaturas por dia.