Exclusivo

Indústria

Europa aperta cerco a carros e autocarros poluentes e espera ganhar força industrial. PS e PSD discordam quanto ao caminho a seguir

O Parlamento Europeu aprovou regras de emissões de dióxido de carbono para os novos automóveis, numa aprovação que colocou os principais partidos em polos opostos. Entretanto, a Comissão Europeia avança também para normas mais restritas para emissões de autocarros

Horacio Villalobos

Já estão a caminho regras mais restritas para as emissões de dióxido de carbono dos novos carros e carrinhas, com a aprovação de legislação que ocorreu esta terça-feira, 14 de fevereiro, no Parlamento Europeu.

Além disso, a Comissão Europeia propôs também que sejam impostos limites de poluição carbónica para os camiões e autocarros.

Pelo meio, e em pleno combate protecionista face aos Estados Unidos, Bruxelas espera que a indústria automóvel aproveite para reforçar a sua capacidade produtiva na região, já que há um calendário efetivo para se orientar.

Até 2035, o objetivo é que carros e carrinhas deixem de emitir CO2, e, “em 2050, praticamente todos os veículos na estrada têm de ser zero emissões” sintetizou o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, na conferência de imprensa que teve lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, esta terça-feira.