Exclusivo

Empresas

“Com toda a humildade, vamos alterar o paradigma na indústria de construção”, diz presidente da BERD

Qual a relação das teias de aranha, das árvores e dos músculos com a engenharia civil? Entre a Ponte 25 de Abril e a de São Francisco, qual a mais bonita? E o que tem a Ponte da Arrábida de extraordinário? Pedro Pacheco, da BERD, explica no podcast do Expresso “Liga dos Inovadores”

Pedro Pacheco é professor na Faculdade de Engenharia do Porto e fundador da BERD
Nuno Fox

“Isto vai mudar a indústria da construção. Mesmo, mesmo.” Pedro Pacheco é fundador e acionista principal da BERD, uma empresa de soluções de engenharia de pontes, e “isto” de que fala com convicção é um software de gestão de obras de construção. A tecnologia está pronta e já foi testada em quatro viadutos na Turquia, onde, além de tempo, permitiu poupar 35 mil camiões de betão. O que falta para se generalizar no mercado? Reforçar a equipa. “Este ano é para contratar, contratar, contratar.”

De passagem pela “Liga dos Inovadores”, o podcast do Expresso sobre o que de distintivo está a ser feito pelas empresas em Portugal, o executivo fala sobre o seu grande fascínio, as pontes: “Sou suspeito, mas é apaixonante: uma ponte bem feita enaltece a paisagem, liga pessoas, cria identidade.” E sobre um software que, antecipa, “com toda a humildade, acho que vai alterar o paradigma da indústria da construção”.