A multinacional norte-americana Tupperware foi tão revolucionária na altura que, quase 80 anos depois, ainda há quem atribua o nome da empresa a qualquer recipiente de plástico, independentemente do fabricante em questão. Contudo, apesar de todo o sucesso conquistado, não só no continente americano como no resto do mundo, a Tupperware não resistiu ao aumento da concorrência e à consequente perda de procura – e declarou falência, na passada semana.
Apesar do saudosismo que fica, a verdade é que a Tupperware não é a única empresa emblemática a não resistir ao tempo: várias outras que dominaram, em tempos, segmentos de mercado e passaram da “glória à decadência”.
Exclusivo
A mítica Tupperware faliu, mas não foi a única: que outras empresas emblemáticas tiveram o seu arco de glória e decadência?
Para além da Tupperware, que declarou falência na passada semana, existe uma série de empresas que, por diversos motivos, passaram de momentos áureos para a ruína. Esta história contém, pelo menos, telemóveis, VHS, um banco e uma máquina fotográfica