Exclusivo

Empresas

Efacec: Despedimento coletivo afetará operação na Maia e pode chegar a uma centena de trabalhadores

Trabalhadores começaram a receber na sexta-feira o aviso para o despedimento coletivo. Vai haver descontinuidade nas unidades de negócios de Ambiente e das Renováveis, onde estão os projetos e instalação de parques solares

Rui Duarte Silva

O plano de reestruturação da Efacec está em marcha, como o noticiou o Expresso na edição da semana passada. Doze trabalhadores terão recebido ainda na sexta-feira o aviso de despedimento coletivo, um novimento que surge para ajustar a dimensão da empresa à sua nova realidade, com receitas mais baixas. Trabalhadoras e fontes ligadas à Efacec afirmam que o despedimento coletivo pode atingir 100 pessoas. O Expresso questionou esta segunda-feira a Efacec, mas até ao momento não obteve resposta.

Mas fonte oficial tinha adiantado ao Expresso que haveria saída de trabalhadores este ano, e que a maioria iria concentrar-se no primeiro semestre. Houve já saídas de trabalhadores este ano, sobretudo em fevereiro, mas com recurso à rescisão por mútuo acordo e negociada.