O grupo português Nors adquiriu por cerca de 150 milhões de dólares canadianos (cerca de 100 milhões de euros ao câmbio atual) a empresa canadiana Great West Equipment, um concessionário de equipamentos de construção e floresta e um dos representantes da Volvo Construction Equipment nesse país, segundo anunciado esta terça-feira em comunicado.
De recordar que o grupo Nors entrou no Canadá em 2020, com a aquisição da empresa Strongco e, atualmente, este mercado representa cerca de 12% das vendas totais do grupo. Em 2023 a faturação terá sido de 348 milhões de euros no país.
A Great West Equipment tem operações nas províncias de British Columbia e Yukon, em 11 filiais que contam com cerca de 250 trabalhadores. O volume de negócios no ano passado foi de cerca de 163 milhões de euros.
Com esta aquisição, a Nors passa a contar com um total de 37 filiais e mais de 750 empregados no Canadá, garantindo a cobertura de mais de 80% desse mercado, segundo a nota.
“Estamos muito entusiasmados por receber a Great West Equipment no grupo Nors”, disse, citado em comunicado, Tomás Jervell, presidente executivo da Nors, lembrando que o Canadá “se tem mostrado muito relevante e estratégico para o grupo”.
A Nors opera no setor da mobilidade pesada e equipamentos de construção, sendo um dos principais parceiros do grupo Volvo desde 1933. Apesar de ser uma empresa familiar, está presente em 17 países em quatro continentes e conta com mais de 4000 trabalhadores a nível global.