Empresas

Sonae emite empréstimos de 400 milhões de euros para financiar compra da finlandesa Musti

A Sonae anunciou esta sexta-feira a emissão de dois empréstimos obrigacionistas, no total de 400 milhões de euros, para financiar a aquisição da Musti, empresa finlandesa de produtos para animais de estimação

Cláudia Azevedo, presidente executiva da Sonae
RUI DUARTE SILVA

A retalhista portuguesa Sonae (dona do Continente) lançou no mercado dois novos empréstimos obrigacionistas, com maturidade em 2028, e que visam financiar a aquisição da finlandesa Musti, segundo comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A primeira emissão de obrigações foi feita a 27 de fevereiro, no valor de 275 milhões de euros, e a segunda foi realizada esta sexta-feira, num valor indicativo de 125 milhões de euros. No total, a Sonae irá captar 400 milhões de euros, destinados a financiar a compra da Musti.

São obrigações de emissão particular e sem garantia, refere a nota.

“Estas emissões foram efetuadas ao abrigo de um acordo de financiamento até ao montante máximo de 600 milhões de euros, com o fim de financiar a oferta pública voluntária de aquisição de ações da empresa finlandesa Musti”, lê-se no comunicado da retalhista.

A oferta de aquisição da Musti foi lançada em dezembro de 2023, avaliando a empresa nórdica de produtos para animais de estimação em 868 milhões de euros. A 22 de fevereiro a Sonae comunicou ao mercado ter alcançado 50,1% do capital da Musti. A oferta, contudo, só termina no dia 6 de março, devendo os resultados finais da operação ser anunciados a 7 de março.