Exclusivo

Empresas

Fintech lança fundo de crédito para financiar PME com mais de três anos de atividade

A Five Credit, detida pela Circle Capital, é a primeira ‘fintech’ com um fundo de crédito aprovado pela CMVM para financiar diretamente as micro e pequenas empresas. A três anos o montante de financiamento pode atingir os 300 milhões de euros, mas só podem aceder a crédito as PME com contabilidade organizada

Mafalda Duarte, CEO da Five Credit.
Nuno Fox

A Five Credit é uma nova ‘fintech’ portuguesa com um objetivo definido: financiar exclusivamente micro e Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas através de uma plataforma 100% digital.

Nos primeiros três anos quer chegar a entre três mil a cinco mil empresas. Diz ser a primeira empresa a lançar num fundo de crédito, aprovado pela Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), uma "solução única" no mercado, que se distingue do já conhecido investimento colaborativo ('crowndfunding').

Apoiar o financiamento a curto e médio prazo são os dois segmentos que oferece às PME's que precisem de financiamento e o queiram contratar de forma célere 100% ‘online’.

Mafalda Duarte, presidente executiva da Five Credit, diz ao Expresso que a empresa tem metas definidas para os primeiros 18 meses: "Financiar até cerca de 50 milhões de euros num universo de empresas que pode ascender entre três mil e cinco mil, dependendo do montante médio financiado".