A Autoridade da Concorrência portuguesa deu ‘luz verde’ à Taiwan Cement Corporation (TCC) para comprar a Cimpor, depois de a congénere turca ter também autorizado o negócio no passado dia 18 de janeiro.
Segundo a nota divulgada esta sexta-feira, “assim que os processos estiverem concluídos, a Cimpor Portugal Holdings passa a ser detida a 100% pela TCC”.
A TCC quis comprar a Cimpor para “continuar a expandir uma estratégia a nível global, com investimentos em vários setores da área da sustentabilidade, tais como energias renováveis e tecnologia”. Conforme o comunicado, este é um dos maiores investimentos estrangeiros numa marca portuguesa.
Com esta operação, a TCC passa a ser o terceiro maior operador no mercado mundial do cimento após a aquisição da Cimpor e da OYAK Cement (que era acionista maioritária da cimenteira portuguesa desde 2019).
A Cimpor Portugal Holdings foi avaliada em 800 milhões de euros nesta operação, que se concretizou com a venda de 60% da empresa, por 480 milhões de euros, à Taiwan Cement Europe, que integra o grupo industrial TCC, segundo noticiado em novembro de 2023.
Previamente, a cimenteira tinha já anunciado que a TCC previa manter todos os trabalhadores.