Empresas

Xiaomi mais do que duplica o lucro no terceiro trimestre

O lucro da Xiaomi cresceu 182,9% para 765 milhões de euros no terceiro trimestre do ano. A receita superou os 9 mil milhões de euros, com a maior parte a vir do negócio de smartphones
getty images

O lucro da Xiaomi mais do que duplicou no terceiro trimestre de 2023, para 765 milhões de euros, segundo anunciou a empresa esta quarta-feira em comunicado. Os ganhos cresceram 182,9% face ao ano passado.

No comunicado, a empresa chinesa destacou que no terceiro trimestre deste ano, a sua receita total superou os 9 mil milhões de euros, mais 0,6% em termos homólogos e mais 5,3% do que no trimestre anterior.

O negócio de smartphones da Xiaomi registou um crescimento de receita de 13,8% em relação ao trimestre anterior, atingindo mais de 5,3 mil milhões de euros. Contudo, as entregas globais de smartphones diminuíram “ligeiramente (1,1%) em relação ao ano anterior”, totalizando 41,8 milhões de unidades.

A empresa refere ainda que no trimestre em análise, “a margem de lucro bruta do grupo atingiu 22,7%, marcando um aumento por quatro trimestres consecutivos”.

A nota lembra ainda que, em outubro, o presidente da Xiaomi, Lei Jun, estabeleceu um novo objetivo para 2020-2030, comprometendo-se com investimentos sustentáveis em tecnologias fundamentais. E no terceiro trimestre de 2023, “as despesas de I&D investigação e desenvolvimento da Xiaomi atingiram mais de 639 milhões de euros, um aumento de 22% em relação ao ano anterior”.