O IAPMEI abriu o segundo aviso das medidas vouchers para startups e vales para incubadoras, com uma dotação global de 75 milhões de euros, anunciou o Ministério da Economia e do Mar.
"O IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação] acaba de abrir o segundo aviso das medidas 'Vouchers para startups - Novos produtos verdes e digitais' e 'Vales para incubadoras e aceleradoras', com uma dotação global de 75 milhões de euros", indicou, em comunicado, o Governo.
Estas medidas estão integradas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O aviso "Vouchers para startups", que tem 65 milhões de euros de dotação, destina-se a apoiar projetos de startups (empresas com rápido potencial de crescimento económico) que possam contribuir para a transição climática.
Os projetos em causa devem incidir "em setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D [Investigação e Desenvolvimento] na produção de novos bens e serviços".
No primeiro aviso desta medida foram aprovadas 745 candidaturas, com um incentivo de 22 milhões de euros.
Por sua vez, o aviso dos "Vales para incubadoras a aceleradoras" conta com 10 milhões de euros de dotação para apoiar projetos já existentes ou a criar "tendo em vista o desenvolvimento de serviços de incubação e/ou aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação".
Segundo o ministério tutelado por António Costa Silva, estes apoios devem destinar-se ao desenvolvimento de programas de aceleração, em parceria com instituições do ensino superior, incubadoras, empresas e grupos de investidores.