José Paulo Fafe é o novo presidente executivo do grupo Global Media, que detém meios de comunicação social como o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF. Substitui assim Marco Galinha, o empresário proprietário do grupo BEL que recentemente reduziu a sua posição acionista no grupo de media, agora controlado pelo fundo World Opportunity Fund, sedeado nas Bahamas.
José Paulo Fafe relançou em 2021 o semanário Tal & Qual e tinha entrado na administração da Global Media no início de setembro.
Em comunicado, o grupo BEL diz que na sequência da venda da maioria do capital da empresa Páginas Civilizadas, que controla a Global Media, a gestão agora “passa a ser assegurada por uma nova administração executiva, cessando Marco Galinha, fundador e CEO do Grupo BEL, as funções de presidente da Comissão Executiva”.
“Quando adquiriu a sua participação no Global Media Group, o Grupo Bel encontrou a empresa numa situação particularmente difícil, agravada pelo contexto de pandemia que teve um forte impacto em toda a área de media. Durante a administração liderada por Marco Galinha, o plano de reestruturação implementado permitiu revitalizar uma das maiores referências do jornalismo nacional, privilegiando os recursos das empresas”, acrescenta o mesmo comunicado, onde se lê ainda que “o grupo BEL entende que, neste momento, o foco da sua atuação deve ser dirigido para outros projetos relevantes centrados na consolidação e no crescimento do grupo de uma forma sustentável”.