O Spotify passou de prejuízo a lucro no terceiro trimestre do ano. A plataforma de streaming de música lucrou 65 milhões de euros entre julho e setembro, segundo os resultados apresentados esta terça-feira.
O ganho registado no terceiro trimestre compara com um prejuízo de 302 milhões de euros no segundo trimestre de 2023 e de 166 milhões de euros no trimestre homólogo.
Segundo o comunicado da empresa, o resultado operacional foi positivo em 32 milhões de euros, uma melhoria face aos 247 milhões de euros negativos do trimestre anterior, e em relação aos 228 milhões de euros (também negativos) do terceiro trimestre de 2022.
As receitas cresceram 11% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, para 3357 milhões de euros.
Quanto ao número de utilizadores, os ativos cresceram 26%, para 574 milhões e os utilizadores com subscrição premium (que pagam para ter certas regalias dentro da aplicação, como não ouvir anúncios) aumentaram 16%, para 226 milhões.
O Spotify despediu no início deste ano 600 trabalhadores no âmbito de um processo de reestruturação forçado, segundo os gestores da plataforma, pela quebra do investimento publicitário.
Recentemente tem vindo a aumentar os preços das assinaturas, subidas que já chegaram a Portugal, em julho. De forma geral, todas as assinaturas subiram 1 euro. Uma assinatura individual custava 6,99 euros por mês e passou a 7,99; uma assinatura para duas pessoas custava 9,49 e passou a 10,49, enquanto a assinatura de família (até seis pessoas) passou de 12,99 para 13,99 euros. Já o plano mais barato, de estudante, passou de 3,49 euros para 4,49.