Emprego

Taxa de desemprego na OCDE sobe em outubro para os 4,9%

A taxa de desemprego nos países da OCDE cresceu ligeiramente para os 4,9% em outubro. Neste mês atingiu-se o número mais alto de pessoas sem emprego de 2023 entre os países membros da organização, nos 33,4 milhões

Marcos Borga/Visão

A taxa de desemprego nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) subiu ligeiramente para os 4,9% em outubro, anunciou a instituição esta quarta-feira, 13 de dezembro. Um mês antes a taxa tinha sido de 4,8%.

Foi também em outubro que o número de pessoas sem emprego nos países da OCDE alcançou o seu pico anual, subindo para os 33,4 milhões de desempregados.

A taxa de desemprego em Portugal foi, nesse mês, de 6,7%, subindo ligeiramente em relação aos 6,6% do mês anterior, de acordo com o anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística no fim de novembro. Em outubro, estavam sem emprego em Portugal 353,4 mil trabalhadores.

Entre os países que fazem parte da organização, a taxa de desemprego cresceu em 14, caiu em 10, e manteve-se inalterada em 9, reportou a OCDE.

Por sua vez, a taxa de desemprego jovem, que abrange profissionais entre os 15 e os 24 anos, cresceu para os 10,9%, 6,8 pontos percentuais acima da taxa geral, sublinha a OCDE. Registaram-se aumentos da taxa de desemprego jovem em 17 países da OCDE; e 9 países apresentaram taxas superiores a 20%

No que toca à taxa de desemprego por géneros, as taxas masculina e feminina mantiveram-se inalteradas nos 4,7% e 5%, respetivamente.