Tecnologia

Falha informática global afetou serviços do Santander e Crédito Agrícola

Ao Expresso, fontes dos dois bancos referem que algumas funcionalidades foram afetadas, mas “impacto foi mínimo” e “está ultrapassado”. App e netbanco continuaram a funcionar sem problemas
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A banca portuguesa está alerta e a monitorizar ao momento eventuais falhas relacionadas com o apagão informático global desta sexta-feira, que tem afetado ainda outras empresas, companhias aéreas, unidades de saúde e meios de comunicação social em todo o mundo.

Ao início da tarde, as fontes contactadas pelo Expresso garantiram que o “impacto foi mínimo” e que “os problemas estão resolvidos e ultrapassados”.

A generalidade dos maiores bancos do sistema não foram afetados. Determinados serviços do Crédito Agrícola e do Santander foram afetados, mas app e netbanco permaneceram sem problemas.

O Santander afirmou ao Expresso que “alguns dos serviços foram afetados por um problema informático mundial” e tiveram ser repostos. Fonte do banco sublinha que a app (aplicação do banco) e se mantiveram operacionais.

O mesmo afirma fonte oficial do Crédito Agrícola, com a ressalva de que, quando contactados, os serviços da linha direta reencaminhavam os clientes para os "canais alternativos". Pelas 11h50, o banco confirmou ao Expresso que a situação se encontrava ultrapassada.

Fontes oficiais da CGD, BCP, BPI, Novo Banco e Banco Montepio dizem ao Expresso que tudo está a funcionar e que nem app, nem netbanco foram, até ao momento, afetados.

Notícia atualizada às 14h30.