Imobiliário

Ando Living: grupo turístico com 'coração' português expande-se pela Europa

O grupo Ando Living, com milhares de apartamentos turísticos, foi fundado em Portugal e já se encontra na Turquia e, muito brevemente, em Espanha. Quer chegar a oito países em 2028, mas não sem se expandir também em Portugal, particularmente para o Alentejo

Imagens de um dos apartamentos turísticos da Madalena House do grupo Ando Living, na Rua da Madalena (Lisboa)

O grupo Ando Living, fundado em Portugal e onde se incluem as marcas Ando Living e LovelyStay, detém já cerca de 2000 apartamentos turísticos na Europa (nem todos em funcionamento) e registou um volume de negócios de 32 milhões de euros em 2023, mais 94% que em 2022. Agora, o objetivo é claro: expandir-se (ainda mais) pela Europa.

“O grupo garantiu recentemente 67 milhões de euros de capital do Prima Europe Fund, gerido pela Stag Asset Managers, para prosseguir a sua expansão”, segundo indicado em comunicado. Apesar do objetivo principal ser a expansão pela Europa, este dinheiro, segundo revelaram os fundadores na apresentação aos jornalistas, tem como destino, “principalmente” Portugal.

O objetivo do grupo é “multiplicar por seis o seu volume de negócios até 2028, aumentando o número de apartamentos para 6000 em oito países europeus e consolidando-se como o principal grupo de hospitalidade premium na Europa”.

Atualmente, encontram-se apartamentos do grupo em Lisboa, Porto e Istambul, e brevemente em Madrid com oito apartamentos. “Estamos em negociações com parceiros em Londres, Atenas e em Itália. Não sabemos para que mercado vamos primeiro [exceto Espanha], mas no próximo ano estaremos em cinco países, neste ano temos em três, e estaremos em oito países em 2028”, disse Hakan Kodal, um dos sócios e fundadores.

Mas em que consiste o negócio?

O grupo tem duas marcas, a Ando Living e a Lovely Stay. A primeira consiste numa espécie de aparthotel - aliás, os registos estão mesmo como hotelaria, segundo explicou na apresentação Kodal. Mais concretamente, são cerca de 700 apartamentos, de momento, mais virados para o segmento de luxo, quer na sua estética, quer na sua localização.

Além dos edifícios de apartamentos, vão passar a contar com as “clubhouses”. Estas “clubhouses” são um conjunto de serviços, aliados ao edifício de apartamentos, como por exemplo restaurantes, bares, ginásios, piscinas e serviços de apoio personalizados. O objetivo da empresa é que estes serviços sejam pensados como serviços que fazem parte da cidade e não como serviços de um hotel. A partir de 2025 haverá uma “clubhouse” perto do Marquês de Pombal e em 2026 em Alfama.

Imagens do projeto "clubhouse" do grupo Ando Living que irá surgir em Alfama (Lisboa)

Além da expansão europeia, também pretendem expandir-se dentro de Portugal com estas “clubhouses”. Por exemplo para o Alentejo, particularmente em Vila Viçosa e em Melides. Em Melides contarão, por exemplo, com 200 quartos, anunciou Kodal.

Já a LovelyStay é uma empresa de gestão de propriedades e plataforma de reservas especializada na gestão de arrendamentos turísticos para estadias de curta e média duração. Só em Portugal tem um portefólio de mais de 1400 unidades sob gestão num valor superior a 600 milhões de euros.

Os hóspedes que costumam ficar nas casas da Ando Living, de luxo, são principalmente norte-americanos, seguindo-se os brasileiros, israelitas e franceses. Já na LovelyStay, maioritariamente ficam espanhóis ou portugueses, com os norte-americanos a ocuparem a quarta ou quinta posição.